Doações:

PicPay: procure por "SkyChurch"

ou

Banco Sicredi (748)
Ag. 0730 | Conta 67020-9
Sky Church
CNPJ 31.810.197/0001-58

Curitiba, PR, Brasil

©2019 by SkyChurch.

POR QUE NÃO VEJO?

Atualizado: 19 de Mai de 2019

Olá, o que eu e você podemos fazer para enxergar que Jesus está todos os dias literalmente do nosso lado? Se essa resposta interessa a você, vamos ver o que a Bíblia diz.


A Biblia conta no Livro de Lucas capítulo 24 a história de 2 homens que caminharam com Jesus por mais ou menos 3 horas, conversaram com Ele, foram instruídos por Ele mas não perceberam que era o próprio Messias.


Quando entendemos o contexto que isso está acontecendo, fica mais grave ainda a situação dos dois colegas. O contexto é o seguinte: Jesus acaba de passar por toda sua paixão e o túmulo se encontra vazio. Maria Madalena, Joana e Maria, Mãe de Tiago eram as mulheres que foram ao túmulo e depois voltaram a relatar aos apóstolos o ocorrido. O maior evento até o momentos da história de Jerusalém acaba de acontecer.


Se fosse nos dias de hoje, todos os canais de TV do mundo estariam noticiando: “Aquele que chamavam de messias morreu. Morreu Jesus de Nazaré.”

Vamos ler o que acontece nesse mesmo dia em que encontram o túmulo vazio. Vá em Lucas 24:13-35 e leia cada um um versículo para dinâmica do SkyGroup:




13E, naquele mesmo dia, dois deles estavam caminhando em direção a um povoado chamado Emaús, que ficava a cerca de onze quilômetros de Jerusalém. 14E iam dialogando sobre todos os fatos recentemente ocorridos. 15Enquanto trocavam idéias e discutiam, o próprio Jesus se aproximou de ambos e começou a caminhar com eles; 16entretanto, os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo17Então, Ele lhes questionou: “O que vos preocupa e sobre o que ides discutindo durante vossa jornada?” E eles pararam entristecidos. 18No entanto, um deles, chamado Cléopas, replicou-lhe: “És o único, porventura, que tendo estado em Jerusalém, ignoras os acontecimentos destes últimos dias?” 19Ao que Ele lhes indagou: “Quais?” E eles começaram a lhe explanar: “Ora, o que ocorreu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo, 20e como os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à pena de morte, e o crucificaram; 21e nós acreditávamos que fosse Ele quem havia de trazer a total redenção a Israel. Mas, hoje já é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. 22É verdade também que algumas mulheres, seguidoras conosco, nos assustaram. Porquanto foram de madrugada ao sepulcro, 23mas não encontraram o corpo de Jesus. Contudo, voltaram e nos relataram que tiveram uma visão de anjos, que lhes asseguraram que Ele vive! 24De fato, alguns outros seguidores entre nós foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres haviam informado; porém não viram a Ele”. 


25Então, lhes admoestou Jesus: “Ó tolos de entendimento e lentos de coração para crer em tudo quanto os profetas já declararam a vós! 26Ora, não era imprescindível que o Cristo padecesse para que entrasse na sua glória?” 27Então, iniciando por Moisés e discorrendo sobre todos os profetas, explanou-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.


28Ao se aproximarem do povoado para o qual se dirigiam, Jesus fez como quem ia continuar a caminhada, seguindo mais à frente. 29Porém eles muito insistiram, rogando-lhe: “Fica conosco, pois é tarde, e o dia já está chegando ao fim!” Então, Ele entrou para ficar com eles. 30E aconteceu que, quando estavam reclinados ao redor da mesa, tomando Ele o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles; 31neste mesmo instante, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; Ele, contudo, desapareceu diante dos olhos deles. 


32E questionaram-se entre si: “Porventura não nos queimava o coração, quando Ele, durante a nossa jornada, nos falava, quando nos explicava as Escrituras?” 33E, na mesma hora, levantando-se, retornaram para Jerusalém, onde encontraram reunidos os Onze e outros seguidores com eles, 34os quais anunciavam: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois comunicaram o que havia ocorrido no caminho e como Jesus fora reconhecido por eles enquanto partia o pão.



___

Impressionante!! Tente agora refletir com seu discipulador as seguintes perguntas:

  1. Por que não enxergaram Jesus na caminhada?

  2. A partir de que momento eles passam a enxergar Jesus?

  3. Qual a reação deles depois que Jesus desaparece?

Boa reflexão, aguarde aqui no post os comentários sobre as respostas e os links para a palavra completa no YouTube e no PodCast.

82 visualizações1 comentário